Ideias para decorar consultórios e clínicas médicas.

Pode ser que você esteja empolgado para decorar seu  novo consultório. Ou talvez você queira renovar a decoração do seu consultório ou clínica.

  Mas então, surge um dilema; a indecisão é grande, e você não quer errar nas escolhas. Afinal, uma decoração de clínica e consultório bem projetada, tem um impacto direto em relação a sensação de bem estar dos seus pacientes.
  O que você realmente quer, é um ambiente que seja aconchegante, que transmita tranquilidade,  organização e principalmente que seus pacientes sintam-se confortáveis.

   5 dicas para decorar clínicas e consultórios

Antes de fazer a decoração, e preciso levar em conta alguns fatores:
  • Relacione a decoração com a especialidade ou o diferencial da clínica ou consultório.
  • Analise o perfil dos seus pacientes, isso é importante para decidir o que será mais apropriado. Por exemplo: fazer uma decoração de clínica e consultório moderna e divertida ou optar pelo clássico?
  • As cores causam efeitos diferentes em nosso cérebro, sendo assim,  distribua as cores de forma equilibrada.
  • Quadros de parede com cores alegres são uma boa opção para contrastar com um ambiente neutro.
  • Pense no paciente quando precisar aguardar um pouco para ser atendido, e para não ficarem entediados, inclua distrações no ambiente. Como: revistas, televisores, um pequeno espaço reservado para café ou lanche e também escolha sofás ou poltronas  que os deixem mais confortáveis.

A decoração de clínica e consultório influencia o bem estar dos pacientes

A distribuição de cores é capaz de influenciar no comportamento de cada um de nós. É muito importante ter equilíbrio na escolha de tons que vai ser usado, e não tenha medo de “quebrar”  a seriedade do branco em tudo. Outros tons neutros e suaves pode dar o resultado que você deseja.
Porém, é pertinente ser conhecedor de alguns princípios em relação as cores. Já que as cores são capazes de nos estimular, animar, assim como aborrecer, entristecer e etc.
Por exemplo:
  • Se o ambiente não for muito espaçoso, cores claras poderão dar uma impressão de ambiente mais amplo.
  • Cores quentes como: vermelho, laranja, amarelo transmitem alegria, otimismo, energia; mas com equilíbrio.
  • Cores frias como: azul, verde, cinza e violeta, são tranquilizantes e refrescantes

 Iluminação para clínica e consultório médico

 A posição ou pontos de iluminação  em clinicas e consultórios tendem a ser mais harmônicos com o projeto. Não podem interferir com a área de trabalho do médico e paciente, assim como materiais arquitetônicos e mobílias do ambiente.
  A iluminação adequada promove bem estar, e deixa o lugar mais aconchegante para os pacientes.  Leve em conta que a luz branca cria um ambiente frio, já a luz amarela, um ambiente mais quente, o equilíbrio é essencial.
 Economizar nem sempre é a melhor saída quando se trata de escolher as luminárias. Pois as melhores opções de início tem alto custo, mas as vantagens são muitas!  Trará menor consumo de energia, ausência de substâncias poluentes, oferecendo qualidade, comodidade e segurança no ambiente.
De acordo com o tamanho do ambiente, a altura, e o objetivo esperado, as escolhas certas podem lhe surpreender!

A decoração da clínica e consultório faz parte do Marketing Médico

 É incontestável que ser um excelente profissional, dar atenção aos pacientes, fazer o máximo para entender e ajudá-los em sua qualidade de vida e bem estar , isso é a chave para ter pacientes satisfeitos!
 Mas a decoração da sua clínica ou consultório,  pode ‘ falar ‘ muito, antes mesmo de um paciente se atendido.  Ela faz parte do marketing médico, além de contribuir muito para passar a imagem certa para os seus pacientes. A respeito do seu consultório ou clínica, é essencial para um aspecto convidativo e agradável.
 A decoração de clínica e consultório está muito ligada ao fortalecimento de relacionamento. Visto que o paciente visivelmente notará o quanto o médico está interessado no bem estar dele  até mesmo antes da consulta, na sala de espera. Detalhes assim, dão credibilidade ao médico,  não pensem que seus pacientes não observam isso, pois eles certamente estão atentos a esses pequenos cuidados.
 Marketing médico é basicamente um conjunto de minuciosas estratégias, que quando aplicadas garantem um excelente resultado. E sem dúvida, a impressão que sua decoração passa para seus pacientes está associado ao seu marketing!

Está em dúvida quanto a decoração da sua clínica?

 Se você Dr.(a) já tem uma clínica ou consultório,  mas está em dúvida,  uma opção é perguntar aos seus pacientes em que você poderia melhorar, faça uma pesquisa de satisfação!  E principalmente, se você está  montando seu consultório,conte a experiência de um bom profissional na área. Que o ajudará a sua clínica ou consultório ganhar as formas, as cores, e as decorações necessárias ao personalizar o seu ambiente de trabalho e a boa imagem aos seus pacientes.